29/10/2012

Diretas Já, Caras-Pintadas, Parada Gay e Marcha da Maconha qual a diferença?

Todos tem origem no desejo de protestar, mas o que é protestar? Segundo o dicionário Aurélio protesto deriva de protestar que é: Insurgir-se contra alguma coisa; reclamar; dar demonstrações de repulsa ou revolta contra alguma coisa.
Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A ideia de criar um movimento a favor de eleições diretas foi lançada, em 1983, pelo então senador Teotônio Vilela no programa Canal Livre da TV Bandeirantes. Com o crescimento do movimento, que coincidiu com o agravamento da crise econômica (em que coexistiam inflação, fechando o ano de 1983 com uma taxa de 239%, e uma profunda recessão), houve a mobilização de entidades de classe e de sindicatos. A manifestação contou com representantes de diversas correntes políticas e de pensamento, unidas pelo desejo de eleições diretas para presidente da República.

Caras-pintadas foi um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impedimento do Presidente do Brasil Fernando Collor de Melo e sua retirada do posto. O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente e ainda em suas medidas econômicas, e contou com milhares de jovens em todo o país. O nome “caras-pintadas” referiu-se à principal forma de expressão, símbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto.

Marcha da Maconha é um evento que ocorre anualmente em diversos locais do mundo. Trata-se de um dia de luta e manifestações favoráveis a mudanças nas leis relacionadas a maconha, em favor da legalização da cannabis, regulamentação de comércio e uso (tanto recreativo quanto medicinal e industrial, tendo em vista as milhares de aplicações da cannabis em várias áreas). A Marcha da Maconha ocorre mundialmente no primeiro final de semana do mês de maio, porém no Brasil, como a data coincide com o Dia das Mães, pode ocorrer em outros finais de semana (geralmente em maio). Além da marcha em si ocorrem reuniões, caminhadas, encontros, concertos, festivais, mesas de debates, entre outros.

Parada gay se refere a uma série de ações afirmativas dos gays ao redor do mundo anglófono e em alguns outros países, que visam combater o sentimento de vergonha sentido por muitos homossexuais, ou mesmo por grupos (geralmente de religiosos conservadores) que afirmam que tal comportamento sexual é vergonhoso. Tudo é uma forma de protestar demonstrando seu descontentamento com uma postura sociopolítica e até mesmo de fundo religioso que visa à obtenção de direitos legais para uma minoria ou para uma grande massa como ex. Diretas Já.
No entanto até que ponto a Parada Gay mantém seu ideal por adquirir respeito e direitos legais aos homossexuais em geral? Enquanto nas paradas atos libidinosos e porque não dizer amorais e imorais agride de forma grotesca famílias que vão com filhos com o intuito de educa-los com uma postura não preconceituosa se deparam com cenas iguais as expostas no facebook na imagem abaixo. Os principais responsáveis por desenvolverem o preconceito são os próprios gays que transformarão em um carnaval de promiscuidade e agressão violenta ao pudor a uma luta por igualdade e respeito. Para se ter respeito é necessário se dá respeito próprio e ao seu semelhante.

*Texto originalmente publicado no blog de Rawlison S. de Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não emitem, necessariamente, a opinião deste blog, portanto, o Blog do Marcos Lima não se responsabiliza por eles. Seu comentário será avaliado antes de ser publicado.